Valzinho: Liberação na censura

Aqui um documento histórico. Assinado por Hermínio Bello de Carvalho, o documento que solicita ao Serviço de Censura, a liberação das letras das músicas que comporiam o disco Valzinho: Um Doce Veneno. O documento é datado de 04 de Janeiro de 1979. As músicas foram liberadas em 10 de Janeiro do mesmo ano.

Com este documento, e com as letras que estão anexadas a ele, já com o carimbo de liberação da censura, acredito que tenha resolvido uma questão que paira sobre a obra do Valzinho, que diz respeito a letra da música “O teu olhar”, feita com Garoto.

O pesquisador Jorge Mello me forneceu dois documento com a letra de Garoto, onde constam a letra e a partitura de uma música dos dois, chamada no documento como “O que do teu olhar”, música de Garoto e letra de Valzinho.

Aqui o documento com a letra da música, escrito pelo próprio Garoto.

 

 

 

 

 

 

Aqui a letra que foi liberada na censura em 10 de Janeiro de 1979.

Valzinho fez esta música com Garoto na década de 30 ou 40, ele não sabia dizer quando. Sofreu um enfarte em 1965 que o debilitou bastante. Em 1970, quando gravou algumas músicas na casa do Hermínio Bello de Carvalho, já apresentou esta música como o nome “O teu olhar” e com esta letra aqui.

Muito provavelmente Valzinho esqueceu-se da letra original e não encontrou nenhum apontamento, ou o que encontrou não lhe satisfez, da letra desta música e fez outra para a audição na casa do Hermínio, que foi a que acabou ficando para o disco.

Encontrei nos papeis de Valzinho, uma terceira versão, que mistura a que foi gravada com a que o Garoto tinha anotado.

Presumo que para resolver a questão, Valzinho fez antes de ir a casa do Hermínio, uma nova letra, pois se esquecera da original, provavelmente a que Garoto apontou, caso ele fosse mais organizado que o meu tio.

Mais sobre este assunto em: http://sovacodecobra.uol.com.br/2007/10/teu-olhar

 

Esta entrada foi publicada em De Valzinho, Documentos, Histórias, Imagem, Inventário musical, Poemas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.